Existe tratamento para osteoartrose?

A osteoartrose é o processo de destruição da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos que tem como função diminuir o atrito entre as superfícies ósseas para melhor execução dos movimentos. Estima-se que 90% da população adulta possa ser acometida por tal patologia até o final da vida, sendo uma das causas mais frequentes de incapacidade funcional após os 50 anos. Os fatores de risco são:

  • histórico familiar positivo;
  • distúrbios hormonais;
  • obesidade;
  • traumas repetitivos localizados
  • sedentarismo
  • prática esportiva inadequada (sobrecarga)

Os sintomas geralmente são localizados em articulações de carga: joelhos, tornozelos, quadris e coluna, porém um dos sintomas mais frequentes é a deformidade dos dedos. Eles se caracterizam por dor local, inchaço e incapacidade funcional.

Quanto ao diagnóstico, pode ser simples e direto, porém sempre sob supervisão médica onde geralmente são realizadas radiografias que mostram diminuição da área articular, e, propriamente na coluna, os famosos bicos de papagaios.

O tratamento de tal patologia vai desde medicações mais atividade física supervisionada, passando por terapias e chegando até em cirurgias de próteses.

Medicações e atividade física supervisionada: condroprotetores são substâncias que diminuem o stress sobre a cartilagem que somado ao aumento do tônus muscular com a atividade física supervisionada formam a melhor opção para artroses iniciais.

Terapias: atualmente, as opções de hidroterapia, fisioterapia e acupuntura formam o tripé para tratamento de artroses moderadas.

Cirurgia: é a última opção de tratamento, pois nela ocorre o sacrifício da superfície articular já totalmente deteriorada.

Finalizando, o mais importante talvez seja a prevenção que começa com a procura de um ortopedista após a quarta década de vida para a realização de exames de detecção e orientação sobre a atividade física mais adequada.

RT: Dr. Marco Paulo Otani – CRM: 105.511

Se você possui alguma dor aguda ou crônica e gostaria de tratar seu problema conosco, agende uma consulta no Grupo Zero Dor | Cel/Whatsapp: (11) 96179-1730.

Rolar para cima