Dor Cervical - O que fazer e como tratar a Cervicalgia

O que é Dor Cervical?

A dor cervical ou cervicalgia é muito comum sendo caracterizada por dores na região do pescoço (região cervical) que geralmente é causada por: tensão muscular, má postura, patologias degenerativas (desgaste), problemas com disco intervertebral (hérnia de disco), disfunções da mordida dentre outros.

O que pode causar a Dor Cervical?

Atividades comuns podem ser causadores das dores se efetuadas incorretamente como: leitura na cama, mascar chicletes e teclar um celular. A maior parte dessas patologias podem ser corrigidas, trazendo um alívio de dor na região cervical, que acaba sendo a parte do corpo mais influenciada pelos fatores emocionais.

Consideramos três meses um tempo em que a dor cervical e outros sintomas associados podem se tornar uma patologia crônica da coluna vertebral.

Quais são os principais sintomas da Dor Cervical?

Os principais sintomas são:

  • Espasmos musculares na região da cervical e ombros;
  • A dor é um limitador do movimento, causando muitas vezes rigidez local;
  • Dor de cabeça e fadiga muscular;
  • Formigamento e fraqueza nos ombros e braços que podem ser devido a uma compressão da medula espinhal.
  • Sensação de areia ao rodar o pescoço (crepitação).

Como é feito o diagnóstico da Dor Cervical?

O diagnóstico é feito através de raio X ou mais precisamente ressonância magnética sendo as patologias mais comuns e na de disco e artrose (bicos de papagaio).

Quais são os principais tratamentos para a Dor Cervical?

Feito o diagnóstico, o tratamento, que pode ser:

Tratamento conservador onde é realizado utilizando medicações analgésicas como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, associados a terapias como: fisioterapia, RPG e acupuntura para alívio da dor.

Em um segundo momento, bloqueios anestésicos são uma ótima opção, por serem minimamente invasivos e obterem bons resultados para alívio da dor. Em último caso optamos pelo tratamento cirúrgico (atroardes).

Quadro Resumo:

Descrição: dor cervical ou cervicalgia é uma dor na região do pescoço que pode ser causada por posturas inadequadas, atividades errôneas (teclar excessivamente e incorretamente o celular), tensão muscular, desgaste na articulação (artrose) ou transtornos nos discos intervertebrais (hérnias de disco).

Fatores de risco: idade, atividades inadequadas, traumas locais, artrite reumatoide, estresse emocional exacerbado e disfunção na mordida.

Sintomas mais comuns: dor local e/ou irradiada para os membros superiores, limitação funcional, rigidez e cefaleia.

Diagnóstico: história clínica, sintomas, raio X e ressonância nuclear magnética.

Tratamento: mudança de hábitos, medicações, terapias, bloqueios e cirurgias.

Prevenção: evitar posições inadequadas, evitar e controlar o estresse emocional, realizar atividades físicas orientadas e frequentes (fortalecimento muscular direcionado).

Fale conosco!

Rolar para cima