Quais as causas da dor nas costas? Como prevenir e tratar?

Sobre a dor nas costas

A dor nas costas é umas das queixas mais corriqueiras da população atualmente. Suas causas são as mais variadas possíveis e as opções de tratamento são extremamente amplas. Com mais frequência, as pessoas são afetadas e rotineiramente apresentam sintomas dolorosos na região lombar que muitas vezes está associada a hérnia de disco.

A estrutura da coluna vertebral é bastante complexa e organizada. Qualquer desordem que possa incidir sobre essa estrutura pode acabar gerando dores nas costas, e então, é fundamental uma atenção cuidadosa, pois simples dores geralmente são ignoradas por quem as sente, mas podem indicar complicações graves. Grande parte da população sente ou já sentiu esse tipo de sintoma em algum momento da vida. A dor nas costas pode ser acompanhada por outros desconfortos, como: irradiação para membros inferiores, sensação de peso ou cansaço, formigamento ou dormência, fraqueza, prejuízo funcional, dentre outros.

Quais são os fatores de risco da dor nas costas?

Os sintomas lombares podem ser recentes (alguns dias ou semanas) ou se apresentar de forma cronificada (por mais de três meses). Dentre os principais fatores de risco para dores nas costas está inclusa a postura inadequada que poderia provocar algum tipo de queixa seja no ambiente de trabalho ou durante a realização de atividades domésticas. A má postura é um forte agravante para pessoas que sentem dor nas costas. Outros fatores relacionados também podem ser mencionados: vida sedentária, mal condicionamento físico, problemas psicológicos (estresse, tensões emocionais), dentre outros.

Um outro fator de risco bastante comum atualmente é o sobrepeso. As pessoas que estão acima do peso acabam impondo um esforço adicional sobre a coluna e poderão levar a queixas ainda mais dolorosas. Por isso devemos investir em uma alimentação bem selecionada e na prática de exercícios físicos para manter o peso do corpo equilibrado. Lembrando que você sempre deve consultar profissionais capacitados tanto para receber orientações sobre a dieta mais adequada para o seu caso, quanto para seguir instruções corretas acerca dos exercícios físicos.

Como evitar a dor nas costas?

A boa postura é imprescindível para evitar a dor nas costas. Se você sentiu dor nas costas e não se posiciona corretamente nas atividades simples do dia a dia, no trabalho, ao sentar e ao deitar por exemplo, mais cedo ou mais tarde a sua coluna será bastante afetada pelo mau hábito que causam dor. Devemos sempre nos preocupar com uma postura correta, alcançando assim equilíbrio entre os músculos e o esqueleto de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou deformidades. Uma boa postura é uma atitude que a pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e procurando proteger as estruturas de suporte contra traumas, evitando além disso, as dores musculares por consequência. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode causar alterações posturais, enrijecimento das articulações e encurtamento dos músculos.  Dependendo do local das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional.

Quadro Resumo:

Descrição: dor nas costas podem ser ocasionadas por mal jeito (aguda), postura inadequada, ou por patologias crônicas como hérnias de disco e artrose.

Tipos: crônica ou aguda.

Fatores de riscos: idade, má postura, sedentarismo e excesso de atividades físicas inapropriadas.

Diagnóstico: história clínica, sintomas, raio X e ressonância magnética.

Tipos de tratamento: medicações orais, terapias, bloqueios e cirurgia.

Como prevenir: evitar ficar por muito tempo na mesma posição, evitar transportar cargas muito pesadas, praticar alongamento e exercícios físicos de fortalecimento.

Fale conosco!

Rolar para cima